segunda-feira, 18 de abril de 2016

Constituição do educador popular foi tema de encontro inaugural dos cursos pré-universitários do Paiets/Furg

Encontro Inaugural do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (Paiets) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi realizado na sexta-feira (15), no auditório do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Junior (HU/FURG). A atividade simbolizou as boas-vindas aos integrantes dos cursos pré-universitários populares, vinculados ao Programa, que buscam atuar a partir da educação popular como concepção educativa de formação humana. Estiveram presentes 150 pessoas, entre educadores, coordenadores, educandos e ex-educandos dos diferentes contextos em que o Programa atua, e também a comunidade em geral.

O coordenador geral do programa e Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Vilmar Pereira, iniciou o evento com uma fala de recepção aos coordenadores do Paiets, demarcando também a importância das classes populares em ingressar permanecer no espaço acadêmico. Em seguida, o encontro contou com a apresentação artística da cantora Desirée Salles e do rapper Dizéro, que em sua performance demonstraram a luta e resistência presentes na vida das camadas populares. 

Como forma de potencializar a discussão sobre o espaço do Paiets, reafirmando o compromisso do programa com um processo de ensino-aprendizagem, dialógico e baseado nos princípios que orientam a Educação Popular, a professora Veridiana Gomes Caseira abordou em sua fala o tema “A constituição do educador popular”. O assunto foi abordado a partir de também de sua trajetória de vida e caminhada no programa. 

A noite foi marcada, por demais discursos de educadores, coordenadores e ex-educandos que integram o Programa. O encontro foi encerrado com a apresentação de um vídeo com depoimentos de ex-educandos dos cursos pré-universitários do programa sobre o significado de ocupar o espaço do ensino superior, sendo oriundo de um curso popular. Com essa ação, a coletividade do Paiets demarcou o compromisso com as comunidades na luta pelo ingresso e permanência em uma universidade pública e de qualidade.

Sobre o Programa

O Paiets é programa de extensão desenvolvido desde 2007 na Universidade, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e é financiado pelo edital Proext 2016, classificado em 3º lugar em nível nacional. O programa percorre uma caminhada a partir da constituição de uma universidade inclusiva e comprometida com a esfera social.

O Programa assume relevância na comunidade, tendo em vista sua inserção nos vários contextos da cidade do Rio Grande e região. Conta com sete cursos pré-universitários populares: Fênix (campus Carreiros);
Acreditar - O sol Nasce para Todos (Parque Marinha); Quinta Superação (Vila da Quinta); Maxximus (Lar Gaúcho); Pré-Universitário Popular Cassino;Paideia (Hospital Universitário - Centro); Up (em Capão do Leão); e Ousadia Popular (no município de São José do Norte). 


Confiram algumas imagens







Link da notícia na página da FURG: http://www.furg.br/index.php?id_noticia=27320



Nenhum comentário:

Postar um comentário