Contextos

Acreditar
Maxximus
UP
Indígena e Quilombola
Olhares Sul-Riograndenses
Quinta Superação
Ousadia Popular
Fênix
Paidéia
Cultura da Paz
Educação para Pescadores
Manas na Escola
Paiets Cassino


                                                               ACREDITAR


O curso desenvolve suas atividades desde 2004, com o apoio de educadores voluntários de diversas áreas do saber. Desde 2007, conta, ainda, com o auxílio do PAIETS-FURG. Neste contexto, os educadores se comprometem com a causa social e realizam uma educação de qualidade, relacional e emancipatória com a classe popular. Nossas práticas educativas apresentam o caráter relacional, pois os educandos são os sujeitos da educação, contribuem e participam ativamente da construção do conhecimento, a partir de seus saberes prévios e mantém uma relação horizontal e dialógica com o educador. Emancipatória, pois almejamos auxiliar na formação de sujeitos críticos, com capacidade de pensar, criar e recriar. Assim, o Acreditar não é apenas um pré-universitário, mas um local de aprendizagens significativas, de amizades, de esperanças, de trocas de saberes e experiências, onde todos aprendem juntos. 

                          Olhares Sul-Riograndenses



O projeto de formação Olhares sul-rio-grandenses na formação continuada de jovens e adultos estabeleceu ações articuladamente entre a Universidade Federal do Rio Grande – FURG, a Secretaria de Município da Educação – SMEd e a 18ª Coordenadoria Regional de Educação, para a formação continuada de professores da EJA como um processo sistemático voltado às necessidades educativas dos educandos jovens e adultos, ampliando suas possibilidades de aprendizagens nos mais diversos espaços.


Trata-se de um curso voltado à formação continuada de educadores da Educação de Jovens e Adultos – EJA, para atuação na educação básica, para o Ensino fundamental, séries iniciais e finais e o Ensino Médio. O curso foi desenvolvido em formato modular, através de eixos orientadores no decorrer de sete módulos, ofertado num total de 210 vagas. No município de Rio Grande, envolvendo também os professores(as) de São José do Norte, foi formado um Pólo. No município de Santa Vitória do Palmar, reunindo educadores também do município do Chuí, foi formado outro Pólo. Foram constituídos dois Pólos abarcando quatro municípios.

PAIETS INDÍGENA


Início da caminhada: Janeiro de 2012
Parceiros: Pet Conexões, PRAE
Endereço: 

Proposta:
O PAIETS Indígena FURG emana das exigências desse novo contexto pelo qual o ensino superior brasileiro está vivenciando de reconhecimento, tolerância e acolhida das diferenças numa universidade que se concebe como plural.
O objetivo principal dessa proposta refere-se a acolhida  troca de saberes e acompanhamento de sujeitos indígenas que  chegarão e já estão na condição de estudantes universitários da FURG. Essa “qualificação” e aprendizagem com esses sujeitos devem ocorrer através de práticas educativas emancipadoras. Por já desenvolverem ações com sujeitos em situações menos favorecidas o PAIETS  e o PET Conexões de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis assumem o compromisso  juntamente com os diversos segmentos da Universidade dessa formação que ocorre simultaneamente nos dois sentidos.





EDUCAÇÃO PARA PESCADORES





Início da caminhada: Junho de 2008
Parceira:Escola Cristovão Pereira de Abreu onde acontecem os encontros desde 2008 e  Escola Renascer onde são realizados os encontros desde 2010.

Endereços: Ilha da Torotama e  Ilha dos Marinheiros

Proposta:


Este projeto foi criado com a união entre vários órgãos governamentais, entre eles, Colônia de Pescadores, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Marinha do Brasil (CPRS), Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) e Prefeitura Municipal de Rio Grande consistindo em dar uma nova oportunidade aos pescadores de diversas localidades de nossa cidade de concluir o Ensino Fundamental e Médio. Com ideal de melhorar a vida e reforçar a dignidade dessas pessoas por meio de uma ação solidaria, através de um serviço social focado na Educação, que ajudasse na ascensão escolar.



Saída de campo 2012
Ilha dos Marinheiros














Grupo de Apoio Educacional Maxximus: Persistir em um sonho é nunca desistir de si mesmo




Início da caminhada : Agosto de 2008

Parceira: Escola de Ensino Médio Brigadeiro José da Silva Paes

Endereço: Rua Isnard Poester Peixoto, Bairro Lar Gaúcho.







Proposta:
O Grupo de Apoio Educacional Maxximus  é um grupo que reúne sonhos, expectativas, esperanças e um vivo desejo em “ser mais”. Educadores e educandos se unem, compartilham saberes, constroem e reconstroem aprendizados diante de um cenário desafiador. Cenário este que proporciona uma interação entre as áreas do conhecimento científico e os conhecimentos de vida, valorizados nos encontros do grupo. Trata-se de um constante processo de formação humana, em que todos os sujeitos envolvidos propõem-se a vivenciar e onde através do compartilhamento de saberes e experiências de vida, os sonhos são mutuamente reafirmados. O grupo  Maxximus  reafirma seu compromisso social com os sujeitos envolvidos e a comunidade a qual integra. Sua proposta educativa tem como referência a Educação Popular, almejando a transformação social. Imersos nesta perspectiva, o desejo é que todos os sujeitos tenham o direito de escolha seja ele o ingresso a um curso superior ou técnico, ou simplesmente o aperfeiçoamento de seus conhecimentos científicos e populares como forma de realimentar sua inserção na sociedade.

Turma 2012


                        Preparatório Fênix

O pré-universitário Fênix que atua juntamente com o PAIETS(Programa de Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior), é um Programa de inclusão que agrupa cursos de apoio educacional popular para o ingresso nos ensinos superior e técnico, visando possibilitar à comunidade acesso e permanência na universidade pública.
Para tal, acadêmicos de graduação e pós-graduação, e colaboradores graduados, ministram práticas educativas de diferentes áreas do conhecimento que auxiliem no preparo ao ENEM.
O Programa iniciou em 2007, em 2008, com novos acadêmicos-educadores, implementou-se novas ações e criou-se mais três cursos populares. Em 2009, o trabalho envolveu 500 estudantes e 9 cursos foram desenvolvidos nos bairros populares da cidade e no município vizinho, São José do Norte.

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